quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ballad of the Bat

Quem diria que o animal a tomar posto junto com pássaros e baleias como elaborado cantor de serenatas amorosas seria o morcego?
Pois pode acreditar!
Padrões sonoros de uma espécie deste mamífero alado com rostinho pouco atraente, conhecido como "Mexican (*ou Brazilian!) -free-tailed-bat", foram avaliados por pesquisadores da Texas A&M University, em duas regiões do Texas densamente povoadas por estes morcegos.
Baseados em gravaçõe das duas localidades, os estudiosos puderam perceber que as "canções de amor" dos morceguitos continham frases com padrões de pios, zumbidos e trinados.Claro que tanto esforço só poderia vir da parte dos machos tentando conquistar as morceguitas! Como se não bastasse toda a cantoria, eles a fazem durante vôos elaborados, acompanhados pela liberação de um odor (fedor?) simplesmente encantador para as fêmeas.
Estes tais sons na verdade não são acompanhados pelo ouvido humano com toda a maestria que o é para os morcegos. Ao nosso "gosto" o som pode parecer um tanto estridente. Entretanto, os pesquisadores "lentearam" as gravações em até oito vezes, para tornar as músicas entendíveis para nós. Assim, foi possível verificar frases compostas por sílabas específicas, com diferentes combinações de notas. Justamente esta complexidade que diferencia o som dos morcegos do de outros mamíferos, que preferem ficar riscando o mesmo dico repetidamente.Ainda foi possível observar que as músicas seguem um certo padrão de início e fim, geralmente começando com pios e terminando com zumbidos. E mais! Esses machos esforçados não tem o costume de copiar o charme do vizinho! Assim como músicos talentosos de jazz, inventam suas próprias canções, juntando espontaneamente novas combinações de sons, tudo para tentar agradar a pretendida.

Gurias, agora já sabem!!
Peçam para o pretendente se inspirar em um morcego, na próxima vez que ele vier com cantadinha fraca pra cima de ti!

Este texto foi adaptado desta reportagem, por sua vez, inspirou-se no artigo publicado na revista PLoS ONE de agosto.

Um comentário:

  1. Cada vez encontro textos melhores!
    esses tempos saiu um artigo sobre a "interferencia" causada pelos baruilhons das mariposas (que sao comida de morcego)nos sonares dos seu predadores (os morcegos)...
    A parte Jazzística deu o toque essencial ao post ;)

    O Amigo de Wigner

    ResponderExcluir