sábado, 5 de setembro de 2009

Espertinho

Com essa literalmente me caíram os butiás do bolso.
Cá estava eu procurando figuras e fotografias carregadas de ilusão de óptica, e me deparei com esta foto de Christian Ziegler que segue abaixo, a das formigas.

Está se perguntando por que uma delas está com o abdômen vermelho?
Pois bem, segure seus bolsos para seus butiás não cairem também.
Um tipo de nematóide tetradonematídeo (que nome bacana!) gosta muito de ser papado por esta espécie de formiga (aliás, esta belezinha se chama Cephalotes atratus).
E sabe por que?
Sendo papado, este nematóide ocasiona efeitos morfológicos e comportamentais nas formigas, tornando o abdômen delas avermelhado como um apetitoso frutinho da estação na floresta tropical do Panamá, além de "fazer" esses insetos literalmente levantarem o traseiro, para serem mais bem vistas por aves frugívoras, as quais são o verdadeiro objetivo final do nematóide.
Assim, a pobre formiga-fruta é comida pela ave e, com ela, como presente de grego, chegam milhões de ovinhos dos nematóides, que então podem ser dispersos para outras colônias de formigas, alcançando áreas muito mais extensas.
Stephen Yanoviak, da University of Florida, e outros colaboradores de universidades estadunidenses estudaram bem a fundo o quadro explanado acima. Observando uma colônia em especial, verificaram que 5% das formigas tinham seu abdômen vermelho, e estas eram 12% menores e 41% mais pesadas que suas primas desacompanhadas. E mais, esses abdômens coloridos são muito parecidos com os frutos de espécies de Psychotria , que estava aparecendo na floresta no mesmo período de avaliação.

Mas já que a intenção era ilusão de óptica, divirtam-se com uma versão talvez não tão "natureba", do genial artista holandês M.C. Escher, chamada "Relativity", as escadas impossíveis. Esse senhor muito talentoso era especialista em criar cenários intrincados, misturando perfeição normal com o aparente absurdo, colocando pontos de vista contraditórios dentro de um mesmo plano.

Outras belas fotografias de mímica na natureza você pode olhar aqui.

3 comentários:

  1. Tá tá, perdi os butiá, não esperava por isso ahueahueha. Isso sim é q é uma interação indireta O.o. Pior que eu li e pensei "Cacete, imagina o tempo que a evolução fez com que ao acaso o tal do nematóide fosse causar tal efeito" é muito acaso pra um só acaso (é, eu sei, ficou confuso). E no início eu achei que o ponto vermelho fosse uma cereja. Podem me chamar de passarinho ¬¬ hehe

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, não teve muito do acaso na bela história contada pela dona Natália. o acaso teve um papel importante nas mutações, mas todo o mecanismo descrito pode ser explicado pela SELEÇÃO NATURAL, essa sim nada tem de casual...
    O fenomeno em questão chama-se de "mimetismo agressivo", legal né?
    muito bom o post!!

    L. Felipe B.

    o Amigo de Wigner

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as imagens, vc curte fotografias neh? Vi seu Orkut e tb tem fotos bem interessantes! Sucesso no Blog e na Biologia Molecular!! Bjo! Até!

    ResponderExcluir