sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Compreensão pública da Ciência

Aconteceu ontem à noite, durante as atividades da XII Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos (RABU) um painel discussivo sobre um tema extremamente pertinente a esta tela que você visualiza no momento: a compreensão pública da ciência.


Gostaria de deixar aqui meu agradecimento e reconhecimento do esforço e dedicação dos três palestrantes da noite: meu querido colega e amigo, L. Felipe Benites, que discursou com maestria e humor o entendimento (talvez não entendido) da ciência na mídia; o agitado e falante Reinaldo José Lopes, jornalista da Folha de São Paulo, que mostrou os "conflitos" entre Darwin e o público; e a Fernanda Poletto, dona de uma meiguice assustadora, que discutiu sobre o mini-mundo da nanotecnologia e o que o público acha dela.

Quem quer que leia este blog, deixo aqui o meu recado: vamos expandir essa rede de conhecimento, vamos tirar a ciência deste cubo de gelo, desta rede intrincada e acadêmica.
O nascimento do conhecimento até pode se dar na academia, mas ele de nada adiantará se nela ficar preso.

3 comentários:

  1. Oi, Natália!

    Eu é que agradeço pela oportunidade! É isso aí, divulgação científica bem feita é compromisso social e faz parte do nosso exercício de cidadania.

    Abração,

    Fernanda

    PS.: O Felipe tem o dom da stand-up comedy, não é? :-)

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, vamos expandir o alcance da compreensão ciência!
    Decidi aderir mais fortemente ao movimento e também comecei um blog =D
    Visita aí, Nati!
    http://poisortristesi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. conhece o coletivoacidocetico.blogspot.com ?
    é um grupo da UFRGS, acho q tu vai gostar..

    bjoo!

    Sequinha.

    ResponderExcluir