sábado, 14 de março de 2009

Parroting virus

Saiu na The Scientist um artigo bem interessante reportando um estudo publicado na revista Virology Journal:
Joseph DeRisis, da University of California, em conjunto com alguns outros cientistas, descobriram uma "posição" para o vírus causador da Proventricular Dilatation Disease (PDD), uma doença que pode exterminar grandes bandos de aves, como papagaios, após algum tempo de incubação na população.
Utilizando um "aparelhinho" muito simpático chamado Virochip, que contém um arranjo das seqüências genéticas de todos os vírus até hoje conhecidos, conseguiram chegar a uma família de vírus à qual a espécie causadora da PDD se assemelhasse, pelo menos em partes.
Este Virochip tem se mostrado muito mais eficiente que a PCR, por exemplo, visto que é possível a aproximação de vírus "não muito iguais", se tomássemos como base o sistema percentual.
E adivinhe só com quem este belo não-ser-vivo mais se assemelhou (apesar de em apenas 70%)? O bornavirus, um vírus altamente conservado, que pensava-se somente infectar mamíferos, como cavalos. Assim, estes pesquisadores tiveram uma dimensão da família do bornavirus, que provavelmente é bem maior do que se pensava. E, segundo eles, é bem possível que logo, logo, se encontrem exemplares infectando outras classes de animais.







3 comentários:

  1. E é através dessa infecções que podem ser (e ocorrem) através de ate mesmo interclasses de espécies que aparecem os genes "saltadores" os transposons e toda aquele hype de transferecia horizontal gênica... Coisa que esse chips" ai podem verificar e que o PCR (ate onde sei) não consegue saber...

    ResponderExcluir
  2. Olá Xará! Descobri seu blog por indicação da @Lauracientista e gostei muito! Logo mais volto para explorar seus posts com mais calma...

    ResponderExcluir
  3. Beleza guria, obrigada pela visita! Já tinha visto teu blog por aí também, coisa mais linda! :)

    ResponderExcluir